terça-feira, 21 de junho de 2011

Sobre a sociedade

A sociedade como organismo existe há muito tempo, sobrevivendo e vivendo muitas vezes do caos, caos esse visto na sociedade na forma de doenças sociais, crimes bizarros e transgressões sem motivo são exemplos dessas doenças que destroem do ponto de vista humanitário, mas compõe do ponto de vista social. A prova disso e que a guerra e considerada uma forma de controle populacional assim como a fome e as doenças, mas então, o que seria uma doença para a sociedade?
A sociedade esta doente quando os crimes (que seriam representantes da guerra) se tornam grotescos a partir do ponto de vista da cultura em que ele ocorre, ou quando a fome e na verdade uma escolha dos governantes daquela sociedade para seus governados. Desse modo podemos dizer que muitas sociedades estão doentes e que algumas delas escolhem estar doentes, mas por quê? Simples, é muito mais fácil e lucrativo se manter doente, fácil porque para haver fome e violência basta manter a lacuna que já existia antes da criação do estado, e lucrativo, pois preencher esses espaços a muito vazios e muito mais caro que manter o espaço vazio, para citar um exemplo, quando Roma caiu no século quinto os antigos eupátridas com o passar das gerações se tornaram senhores feudais, depois reis, e os reinos mais poderosos acabaram por serem os países de hoje, e adivinhe, os reinos que não prosperaram antes continuaram sem prosperar depois.
Sabendo então, que a sociedade “precisa” de crimes fome e doenças para se manter, como evitar que ela fique doente? Fácil, não se pode coibir todos os crimes, mas pode se coibir os maiores, com penas pesadas a principio, seguidas por educação tanto familiar quando acadêmica. Educação religiosa que já foi primordial nas escolas, hoje é opcional ate em alguns colégios religiosos, isso por que essa forma de ensino e mal empregada em todas as instituições, ate mesmo a igreja, pois dizer como se reza o pai-nosso não e na verdade o que conta, afinal mais vale respeitar e amor o próximo, sabendo que ele também te respeita que dizer algumas palavras para o espaço vazio antes de dormir (coisa bonitinha, diga-se de passagem) rezar na verdade e conversar.
Palavra chave, todo problema de fácil resolução tem uma palavra-chave, no caso das doenças sociais essa palavra é controle, como já se fez evidente nos dois últimos parágrafos, mas tão evidente como a palavra também está à dificuldade de efetivar este controle principalmente em uma sociedade já viciada (bitolada na mesma formula) como são a maioria das sociedades mundiais.
Existem muitos países espalhados pelo mundo que, caso encontrassem-se em uma faculdade já estariam jubilados ou expulsos por mau comportamento, portanto seria essencial para os mesmo governantes que ao invés de procurar propaganda gratuita de sua imagem ligando-a a projetos falidos de curta prazo que só adiam a resolução verdadeira, de fato fazerem algo duradouro uma revolução mental para os seus governados
Um governante que se sacrificasse por seus governados. A dificuldade e que nenhum homem que tem o poder ira viver sem sucumbir a ele em algum momento, a esperança e que o homem vencido pelo poder sempre vera a luz da verdade por trás do poder, o problema é quanto tempo irá levar para que o homem veja a verdade, e se ainda lhe restara tempo para melhorar o mundo em que vive depois de alcançá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário